VRIO VALOR, RARIDADE, IMITABILIDADE E ORGANIZAÇÃO, COMO FERRAMENTA DE TOMADA DE DECISÃO.

Marcia Rosa dos Anjos, Julio Cesar Moledo

Resumo


O VRIO - Value, Rarity, Imitability, Organization é uma ferramenta de estrema importância para a tomada de decisão, trata de fatores que representam importantes aspectos no desenvolvimento de estratégias de uma empresa, com esta ferramenta é possível desenvolver análises dos recursos existentes na organização e como estes estão sendo efetivamente aplicados, e com isso, auxiliar na identificação e tratamento de vantagens competitivas. Neste artigo procurou-se aplicar a ferramenta para a análise das competências de uma instituição de ensino da rede particular, que diferente das redes públicas têm caraterísticas e objetivos específicos e sofrem pressões para gerar novas formas de aprendizagem, ou seja, de melhoria contínua e de adaptação ao meio envolvente que a cada minuto é renovado, onde a informação acontece em velocidade quase impossível de se acompanhar. Com o objetivo de analisar a instituição como um todo, buscamos como princípio a análise do planejamento estratégico da instituição, para podemos ver o quanto ela está preparada para a competitividade, assim aplicamos o modelo VRIO nessa instituição para respondermos como a utilização destes recursos é capaz de gerar mais competitividade para a organização? Como resultado a essa análise dor recursos, nos evidencia o quão essa instituição é capaz de se tornar competitiva, pois ela tem um grande potencial no uso dos seus recursos, porém será necessário um grande trabalho para uniformizar os resultados, pois como parâmetro de estudo a instituição só terá uma vantagem competitiva quando todos os recursos atingirem a porcentagem desejável de 85%.

Palavras-chave


Valor. Raridade. Imitabilidade. Organização.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet