CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA ALFABETIZAÇÃO DOS DISLÉXICOS

Rosely Aparecida FERNANDES, James dos Santos PENNA

Resumo


Este artigo indica alguns princípios que podem se originar a partir do cotidiano das práticas educacionais e das atitudes de ONGs de Educação em construir ações conjuntas no atendimento a comunidades com diagnóstico em dislexia para a construção de projetos efetivos que envolvam a responsabilidade social. Cabe ressaltar a importância da intervenção psicopedagógica no caso de criança disléxica, por conta de suas dificuldades de leitura e escrita, dificuldades perceptivas, distúrbios de organização, espaço-temporal, dificuldades grafo motoras, de lateralidade e distúrbios de comportamento. Tem por objetivo reforçar a prática da aplicação dos recursos psicopedagógicos, pois, uma vez diagnosticado o problema, o tratamento será iniciado de forma adequada para que o disléxico seja incluído na escola, recebendo assistência adequada e eficaz para a solução de suas dificuldades.

Palavras-chave


Dislexia. Consciência Fonológica. Psicopedagogia. Leitura. Escrita. Aprendizagem.

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1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet