CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA GESTORES DE DESEMPENHO

Edson Bastos Marinelli

Resumo


Com o presente artigo buscou-se a sensibilização por parte dos gestores em avaliar seu papel na busca por resultados. A gestão do desempenho envolve a relação entre empregados e empregadores de uma organização como membros de um grupo, a fim de promover a eficiência e o efetivo alcance das metas organizacionais. O estudo foi concebido de forma que o gestor seja capacitado a compreender e incorporar os conceitos e as práticas da gestão do desempenho de pessoas alinhando-os às contingências de sua gestão nos diferentes modelos de organizações em que atuam de forma a contribuir para o alcance dos macros objetivos organizacionais. A partir dessa proposta, vamos abordar o conceito de gestão de desempenho associado às técnicas e práticas voltadas ao processo de avaliação de desempenho profissional. Ao longo deste material, vamos estudar os principais conceitos a respeito do tema, bem como apresentar exemplos práticos, mostrando que a gestão do desempenho vai além da avaliação de desempenho propriamente dita. O que se espera ao final é a consagração do gestor em sua mudança de paradigmas, sensibilizando-o para outras formas de enxergar seu funcionário e obter melhores resultados gerais. As ideias aqui apresentadas servirão como base para o prosseguimento dos estudos referentes ao preparo do gestor de desempenho e demais profissionais da área de gestão de pessoas.

Palavras-chave


Avaliação; Desempenho; Gestor

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1982-3290-v14n1-4358

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