SUB-REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DEMOCRÁTICA, IDEOLOGIA E MULHERES NOS PARLAMENTOS NACIONAIS.

Thiago Perez Bernardes de Moraes, Romer Mottinha Santos, Geraldo Leopoldo da Silva Torrecillas, Elany Castelo de Souza Leão

Resumo


A sub-representação da mulher na política é uma realidade disseminada em maior ou menor medida por todo o mudo. Um dos quesitos para a paridade de gênero é a paridade representativa. Esse trabalho tem dois objetivos: 1) analisar se a sub-representação da mulher é menor ou maior em países de maior qualidade democrática; 2) analisar se o interesse por ideologia interfere na representação das mulheres. Para tanto, nós comparamos os dados das Nações Unidas sobre a estratificação sexual dos ocupantes dos assentos nos parlamentos do mundo com o ranking de democracia e com uma frequência do Google Trends para o tópico feminism. Nossos resultados mostram que países com maior qualidade democrática são os que possuem mais mulheres ocupando assentos nos parlamentos e também, países mais democráticos são os que mais demonstram interesse pelo tópico feminism. Nesse sentido, tanto a qualidade da democracia, quanto ideologia são variáveis importantes na composição da representação feminina.  


Palavras-chave


Participação política das mulheres; sub-representação feminina; cultura política; democracia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/2238-4510-v10n2-1544

    Acesse o site da ung: UNG