O RACISMO NO FUTEBOL

Rafael Cícero Cyrillo dos Santos

Resumo


Repercutindo em toda a imprensa mundial, em uma partida realizada entre as agremiações espanholas Barcelona e Villareal no ano de 2014, o lateral esquerdo Daniel Alves, de nacionalidade brasileira, foi humilhado diante das câmeras, quando um funcionário do clube rival, tomado por um gesto antirracial, arremessou em sua direção, no gramado, uma banana.

O caso narrado, no entanto, não é exclusividade em território estrangeiro. Em outra situação ocorrida no mesmo ano, o jogador de futebol Tinga, defensor de um clube mineiro, o Cruzeiro, foi hostilizado por torcedores da agremiação rival do América Mineiro Futebol Clube.  No primeiro caso, a atitude do funcionário do clube Villareal objetivou discriminar o jogador Daniel Alves por conta de sua procedência nacional. Já no segundo caso, a discriminação ocorreu por conta da pigmentação da pele do atleta.

As situações ora citadas trazem à baila um assunto espinhoso: o racismo no futebol. O presente trabalho tem como alvo esse delicado problema social. Inicialmente, faremos uma abordagem sobre preconceito e discriminação, para, posteriormente, proceder uma análise de alguns episódios de racismo no futebol brasileiro e, sob um enfoque constitucional, o histórico das legislações aplicáveis nesses casos, tecendo, ao final, as diferenças entre a injúria racial e o crime de racismo propriamente dito, de acordo com a legislação atual. Por fim, se fará uma análise pontual sobre quais tipos penais devem responder os infratores desta repugnante espécie criminosa.


Palavras-chave


Racismo; Futebol; Preconceito; Discriminação

Texto completo:

PDF


    Acesse o site da ung: UNG