LUGAR DE ESCUTA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A MEDIAÇÃO DE CONFLITO

Autores

  • Daniel Péricles Arruda Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Ricardo Flores Vidal Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.33947/2238-4510-v10n1-4355

Palavras-chave:

Palavras-chave, Escuta, Mediação, Metodologia, Subjetividade.

Resumo

Resumo: Neste artigo, são apresentadas algumas técnicas e estratégias para viabilizar a mediação de conflito, bem como a valorização do lugar de escuta, como dispositivos para que o mediador consiga apreender as questões em disputa, os ditos e não ditos, e os envolvidos possam refletir e tomar suas decisões.

 

 

Biografia do Autor

Daniel Péricles Arruda, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Arte-educador, rapper e poeta. Professor adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas, mestre (bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program, turma 2010) e doutor em Serviço Social pela PUC-SP, pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, em formação em psicanálise pelo Instituto Langage, e aluno do 2º ano do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae.

Ricardo Flores Vidal, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bacharel em Direito pela PUC-SP e mediador judicial habilitado pela Câmera de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Estudos de São Paulo - CAMCESP.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Arruda, D. P., & Vidal, R. F. (2020). LUGAR DE ESCUTA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A MEDIAÇÃO DE CONFLITO. Revista Ciências Jurídicas E Sociais - UNG-Ser, 10(1), 35–46. https://doi.org/10.33947/2238-4510-v10n1-4355

Edição

Seção

Artigos