PROGRAMAS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: CASO DE APLICAÇÃO NA UNIVERSIDADE UNG, (SP).

Lincoln Villas Boas Macena, Regina de Oliveira Moraes Arruda, Antonio Manoel dos Santos Oliveira

Resumo


A partir de maio de 2012, por meio de parâmetros avaliativos, descritos em instrumento de indicadores e destinados a mensurar a qualidade dos cursos superiores de graduação presencial e a distância no país, o poder público iniciou ação efetiva de exigência ao cumprimento da Política Nacional do Meio Ambiente que, dentre outras ações, legislada desde 1981, previa oferta obrigatória de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação superior. O objetivo desta pesquisa foi de apresentar uma metodologia para a disciplina de programas integrados, a fim de cumprir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental em cursos de graduação. Para tanto foi utilizado o Método VERAH (vegetação, erosão, resíduo, água e habitação) de Educação Ambiental, desenvolvido na Universidade UNG, sob a forma de pesquisa por estudo de caso, para o curso de bacharelado de Direito. Os estudantes foram divididos em grupos organizados por temas e orientados sobre a questão ambiental com utilização de  mapas geoprocessados,  petições judiciais, sentenças judiciais e pareceres técnicos municipais. Após essa etapa foi realizada a visita na área objeto gerando  um Relatório Diagnóstico com problemas e propostas.  Como resultado observou-se atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental caracterizada pela assimilação conceitual dos componentes ambientais pesquisados e resultando em projeto diagnóstico sobre as condições de preservação do meio ambiente do entorno da instituição. Com isso pode-se validar o método como mecanismo de interação dos estudantes com os conceitos ambientais e, portanto, ao cumprimento institucional da Política de Educação Ambiental de modo transvesal e interdisciplinar.


Palavras-chave


Direito Ambiental; Método VERAH; Política Nacional de Educação Ambiental; Política Nacional do Meio Ambiente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/2238-4510-v10n2-4485

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