PROJETO ACADÊMICO ERPHERE: OS DESAFIOS E A APLICAÇÃO NA PRÁTICA

Fernando Gomes Cavalcante, Adão Santos Porto, Bruno Patrick Dias, Wagner Dias Gomes

Resumo


Os Sistemas ERPs ganharam força na década de 1990, com a nova arquitetura de microcomputadores que, ligados em rede, poderiam melhor gerenciar os recursos de uma determinada empresa. Passados quase vinte anos, o assunto ainda é pouco explorado em Universidades do país. Assim, graças à ideia de um professor da Universidade Guarulhos, alunos do 6º semestre do curso de Ciência da Computação aceitaram o desafio de desenvolver um software ERP para pequenas empresas que atuam no ramo de comércio. Estava lançado o projeto ERPHERE. Com conhecimentos em linguagem de programação, arquitetura de banco de dados, engenharia de software, teoria geral de sistemas, fundamentos em sistemas de informação, entre outros, adquiridos no decorrer do curso, ainda faltava algo, talvez o mais importante, que era o conhecimento do negócio. Este seria o grande desafio. Foram meses trabalhando para atingir o objetivo do projeto, várias pessoas envolvidas, apoio dos professores e, principalmente, interesse dos alunos em conhecer algo que poderia ser a porta de entrada para uma grande empresa, durante ou após a conclusão do curso. Muitos obstáculos surgiram pelo caminho. Como desenvolver? Como gerenciar os dados das empresas? Como hospedar e oferecer o serviço? Qual a forma de atuação da empresa perante os clientes? Enfim, perguntas que com o passar do tempo foram respondidas e, se não foram, ainda serão, porque a maior contribuição deste projeto talvez seja levar seu legado para que novas turmas continuem a desenvolver e acrescentar funcionalidades ao sistema e, com isso, aprimorarem seus conhecimentos em um assunto extremamente vasto.

Palavras-chave


Projeto Acadêmico. Enterprise Resource Planning. Universidade.

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