UMA ANALISE DO PAPEL DO ALUNO COMUNICATIVO CONFORME PROPOSTA METODOLÓGICA DE DUAS ESCOLAS DE INGLÊS ONLINE

Felipe Noronha da Silva, Kátia Camanho de Oliveira, Plinio Roberto Teixeira de Carvalho, Rute Penha da Silva, Shirley da Silva, Orison Marden Bandeira de Melo Junior

Resumo


Este artigo visa a verificar o papel do aluno comunicativo nas propostas metodológicas de duas escolas de inglês online, escolhidas aleatoriamente, e denominadas, para fins deste artigo, de Online English School 1 (OES1) e Online English School 2 (OES2). Buscou-se, através de análise de palavras e frases retiradas das propostas apresentadas em seus sites, verificar se a competência comunicativa, a fluência e o papel do aluno eram abordados pelas escolas. Percebeu-se que as referidas instituições apresentam, em sua metodologia, o papel do aluno comunicativo no processo de desenvolvimento da comunicação/fluência em língua estrangeira. Concluiu-se que, apesar de não apresentarem o ritmo individual nem o domínio de aprendizagem de cada aluno como essenciais para alcançar a fluência, as escolas inseriram, em suas metodologias, o papel do aluno nesse processo

Palavras-chave


Papel do aluno. Competência comunicativa. Fluência. Escolas de inglês online.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet