A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: SUA IMPORTÂNCIA NA DEFINIÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES ADOLESCENTES

Ana Paula Soares VIVEIROS, Armando Rocha JUNIOR

Resumo


Este trabalho teve como objetivo estudar adolescentes, segundo a teoria de Erik Erikson,
considerando também os estudos de James Marcia, a fim de verificar as condições de maturidade
e imaturidade de adolescentes universitários entre 17 e 23 anos de idade na escolha profissional.
Método: o estudo contou com a participação de 30 jovens que se submeteram aos testes EMEP, HTP
e responderam um questionário. Conforme as orientações dos manuais dos instrumentos, foi feita uma
análise qualitativa dos questionários e observou-se que 83,33% eram maduros e 16,66% imaturos. Os
jovens considerados maduros para a escolha profissional indicaram ter passado por uma fase de crise,
com dúvidas em relação à carreira e curso que associaram à função que exerciam na sociedade. Quanto
aos considerados imaturos para a escolha profissional, apresentavam índice maior de agressividade,
eram mais voltados a si e mais confusos. Percebeu-se que esse conjunto de características expressa
um adolescente egocêntrico e mais destrutivo. Pelo exposto, entende-se ser importante a identidade
em adolescentes em fase de definição profissional.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet