O PROCESSO DE REPARAÇÃO NA MUDANÇA DA AVOSIDADE PARA A PARENTALIDADE BASEADO NA CUSTÓDIA E EDUCAÇÃO DOS NETOS

Autores

  • Cesar Augusto Saouda de Lima Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Parentalidade. Relacionamento Intergeracional. Avosidade. Avós com Custódia. Reparação. Abandono Parental.

Resumo

Este trabalho teve por intuito verificar os possíveis sinais de reparação na psicodinâmica de avós que assumem a parentalidade de seus netos, em razão do abandono parental, assim como os principais fatores psicológicos observados nesses avós que assumem a custódia dos netos e os motivos de maior prevalência que contribuíram para essa tomada de papel. Constatou-se que o ser avós assinala um período de transição de papéis no ciclo de vida familiar, proporcionado pelo fenômeno da longevidade humana, que possibilita a existência de três ou mais gerações concomitantemente. Assim, a figura dos avós passou a ser comum nas relações familiares contemporâneas, além de assumirem papéis específicos e importantes nessas relações. Entre essas atribuições, nesta pesquisa, destacou-se o papel dos avós como substitutos parentais, ou seja, em decorrência do abandono do parental por óbito ou negligência. Nesses casos, os avós assumem as funções próprias dos pais, ocasionando-lhes vivências e sentimentos, como: raiva, medo, culpa, depressão, aumento da autoestima, maior pertence social, entre outros, além da possibilidade de repararem experiências como filhos e/ou pais, sentidas e vivenciadas como conflitivas, assim, atenuando e ressignificando tais conflitos. Por fim, buscou-se verificar e evidenciar a importância dos avós como atores sociais e indivíduos dotados de subjetividades, de mecanismos psíquicos, que interferem e sofrem interferências, quando há a mudança da avosidade para a parentalidade e vice-versa.

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Como Citar

de Lima, C. A. S. (2014). O PROCESSO DE REPARAÇÃO NA MUDANÇA DA AVOSIDADE PARA A PARENTALIDADE BASEADO NA CUSTÓDIA E EDUCAÇÃO DOS NETOS. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 9(1), 61–83. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1622

Edição

Seção

Espaço do Aluno