FATORES DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUÇÃO EM FISIOTERAPIA

Shirmene Maria da Silva Pinho

Resumo


A sociedade, nas últimas décadas, tem utilizado a palavra estresse e suas derivações de forma corriqueira e quase instintiva. Sem maiores reflexões, diferentes formas de mídia colaboram para este acontecimento, o que generaliza e simplifica os reais significados da problemática do estresse. No transcurso da vida, em determinadas ocasiões, as pressões biopsicossociais são responsáveis por desequilíbrios na homeostase do indivíduo, prejudicando seu desempenho nas mais variadas circunstâncias. Essas pressões geradoras de estresse são vivenciadas em diversas oportunidades tanto na vida pessoal, social, profissional e, não menos diferente durante a trajetória acadêmica. No ambiente acadêmico, a resolução de problemas se faz imperiosa. Além disso, é sabido que os estudantes universitários passam por momentos de mudança, desenvolvimento, frustração, crescimento, temores e angústias. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores desencadeantes de estresse nos alunos do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Guarulhos. Todos alunos regularmente matriculados do curso de Fisioterapia da Universidade Guarulhos serão convidados a participar. Após identificados os sujeitos da pesquisa, estes receberão mais detalhes sobre o estudo, e após o aceite assinarão o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Após assinatura deste TCLE será aplicado, a cada participante individualmente, um questionário com apenas uma pergunta aberta e aplicada a Escala de Hamilton para avaliação da ansiedade. Tanto o questionário quanto a escala serão autoaplicáveis, no entanto, se houver dúvida, a pesquisadora estará presente para as devidas orientações. O local e infraestrutura necessários para realização da pesquisa, inclui o espaço físico da Clínica de Fisioterapia da UnG localizada no Prédio O do campus Centro, numa sala reservada. Esperamos que os resultados obtidos nos forneçam os fatores estressantes para que possamos contribuir para um bem-estar dos futuros alunos. Projeto elaborado com o apoio do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Guarulhos PIBIC-UnG, (Rodada II - 2012). Aprovação do CEP - CAAE 08642012.0.0000.5506

Palavras-chave


Estresse. Fisioterapia. Acadêmico.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet