A EFETIVIDADE DO TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL PARA OS TRANSTORNOS DO PROCESSAMENTO AUDITIVO

Verônica Damião da Silva

Resumo


O objetivo desse estudo é avaliar a efetividade do treinamento auditivo musical em crianças com o diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) como forma de reabilitação auditiva. O estudo encontra-se em realização e participam do presente estudo 10 indivíduos entre oito a 14 anos de idade, de ambos os gêneros, que aguardavam na fila de espera da Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos para o treinamento auditivo. Com o decorrer do treinamento foi detectada uma criança com diagnóstico neurológico de déficit de atenção e por esse motivo essa criança foi excluída da pesquisa, mas mantendo- -se no treinamento. Os indivíduos diagnosticados com TPA foram convocados a realizar o Treinamento Auditivo Musical. A intervenção está sendo realizada em 10 sessões individuais com duração de uma hora em sala de terapia. Para o treinamento das habilidades auditivas está sendo utilizado o material proposto por (Freire, 2009), que é composto por sete habilidades organizadas em DVDs. Cada DVD tem por estratégia treinar uma habilidade auditiva específica, a saber: figura- fundo, figura-fundo para sons sequenciais, duração dos sons, frequência dos sons, ritmo, fechamento auditivo e escuta direcionada. Para a criança passar para a próxima habilidade deve obter 70% de acerto. Os familiares foram orientados a realizar atividades semanais em casa, como: ler diariamente uma fábula para a criança que irá fazer um desenho sobre ela, estimular a memória sequencial auditiva e visual. A aluna disponibiliza semanalmente as fábulas e os itens a serem estimulados na memória visual e auditiva. A literatura aponta que essas atividades propostas são relevantes no processo de reabilitação do TPA. Os dados obtidos estão sendo tabulados e posteriormente serão analisados. Para avaliar a efetividade do treinamento auditivo musical será realizada a reavaliação do processamento auditivo após o treinamento auditivo. A criança será encaminhada, conforme seu desempenho, para o procedimento adequado (alta, treinamento formal do processamento auditivo ou fonoterapia). Projeto elaborado com o apoio do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Guarulhos PIBIC-UnG (2º Rodada de 2012).

Palavras-chave


Audição. Efetividade e reabilitação.

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