GERAÇÃO DIGITAL: COMO O ALUNO DO SÉCULO XXI APRENDE NA INTERNET

Weslley Calado Santos Freitas

Resumo


Em pleno século XXI, o mundo mergulha na tecnologia da informação e vários recursos, ambientes e ferramentas são disponibilizados na Internet. Essa diversidade de oferta gera uma necessidade de adaptação e evolução em várias áreas, e uma delas é a educação. A forma de aprender e ensinar passa por uma evolução, atrativa, flexível e eficaz, com a expansão da educação à distância (ead), porém é necessário identificar as maneiras mais atrativas de apresentação dos conteúdos on-line, seja por meio de vídeoaulas, ferramentas de interação e acompanhamento, professores, design dos sites, animações, ou qualquer recurso que contribua para o aprendizado à distância e o seu alto rendimento. A pesquisa em andamento tem como método principal a experiência do aluno na realização de cursos livres na Internet, com a análise de cada aspecto relevante onde são avaliados os pontos fortes e fracos, contemplando sugestões de melhoria, promovendo assim, uma visão crítica e com argumentação das soluções necessárias para que os modelos de educação à distância interajam de forma mais eficaz com o aluno, uma vez que a modalidade à distância vem se tornando um dos principais meios de ensino, acompanhando essa e as gerações futuras. Projeto elaborado com o apoio do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Guarulhos PIBIC-EM-CNPq (Rodada 2012).

Palavras-chave


Educação à distância. Informação. Curso on-line. Aprendizado. Geração digital.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet