A INTERAÇÃO ALUNO - TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A REFLEXÃO DE UMA EXPERIÊNCIA

Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Mayra Moura Franco, Fernanda Ferreira Lopes, Ana Emília Figueiredo de Oliveira

Resumo


O presente trabalho relata a experiência de tutoria em educação a distância no Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo é destacar os aspectos relacionados à interação entre aluno e tutor, com ênfase na sua necessidade e positivas repercussões no seu desenvolvimento. Os processos comunicativos e interativos aconteceram em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, com reconhecida importância do acompanhamento e orientação adequada do tutor como papel fundamental na satisfação e no aprendizado do aluno. Para isso, a experiência na tutoria foi pautada na busca da menor distância entre tutor e aluno, como meio facilitador desta relação, considerada o caminho para os melhores resultados no processo ensino-aprendizagem. Os principais pontos abordados foram as possíveis causas de distanciamento entre aluno e tutor e as condutas que podem ser adotadas para uma interação humanizada entre os atores envolvidos. Diante disso, o presente trabalho sugere que a qualidade da referida interação deve ser considerada como uma das principais metas do curso tendo em vista sua influência positiva exercida em todos os aspectos responsáveis pelo aprendizado do aluno.

Palavras-chave


Educação a Distância; Relações Interpessoais; Tutor; Aluno.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet