AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR

Thiago Calabraro Menegazzi

Resumo


O atual sistema educacional, baseado em uma lógica binária de construção do conhecimento e organizado em disciplinas dissociadas de um entendimento global, não é mais capaz de atender às necessidades dos estudantes e, em um maior espectro, da própria humanidade. A escola e todos os seus atores, ao segmentarem o conhecimento e, por consequência seu aprendizado, limitam a criatividade e a interação, inibindo potenciais individuais e coletivos na construção de novos saberes. A avaliação escolar, então, limita-se ao papel de medidora do conhecimento a partir da visão unilateral do professor, sem qualquer caráter formador. Nesse cenário, surge a necessidade de uma nova visão sobre a educação, representada pela transdisciplinaridade e apoiada sobre uma nova maneira de pensar: o Pensamento Complexo. O objetivo desse texto é discutir, a partir das lógicas da complexidade e da transdiciplinaridade, o papel da avaliação no processo de formação do estudante e não somente sua função tradicionalmente classificadora.

Palavras-chave


Avaliação escolar; Complexidade; Transdiciplinaridade

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-2181

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