PROCESSOS FLEXÍVEIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE SABRINA BLEICHER

Márcio Magera Conceição, Caleb David Willy Moreira Shitsuka, Dorlivete Moreira Shitsuka, Ricardo Shitsuka

Resumo


Muitos autores enxergam características particulares nos tempos em que vivemos e considera que os tempos atuais são da era do conhecimento na qual o emprego tende a ter pessoas mais capacitadas e que trabalhem colaborativamente em rede. Este é o caso da Educação a Distância (EAD) e também dos desenvolvimentos que ocorrem nela. A pesquisadora Bleicher verificou que apesar de vivemos nesta era os desenvolvimento de material didático em EAD aínda ocorre na maioria das instituições com a hierarquia e forma de trabalho característico da era industrial de séculos atrás e em vista disso desenvolve seu trabalho no sentido de trazer novas perspectivas para esse trabalho. O objetivo da presente resenha é analisar e disseminar o saber relacionado à produção de material didático de modo colaborativo em rede na tese da pesquisadora Sabrina Bleicher defendida em 2015 na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela elaborou um conjunto de recomendações que podem ser consideradas com sendo boas práticas de fabricação e avalia junto a um grupo de gestores da área em foco. Seus resultados mostram que as recomendações são aplicáveis.

Palavras-chave


Aprendizagem; Design Instrucional; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-2234

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet