COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DOCENTE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Carine Vendruscolo, Jéssica Aparecida Alberton, Marina Suellen Trevisol Dariff, Daiana Kloh

Resumo


Revisão Integrativa, com objetivo de identificar na literatura estudos sobre competências necessárias ao docente na graduação em enfermagem. Foram consideradas publicações de 2001 a 2013, da Biblioteca Virtual em Saúde. A busca dos estudos ocorreu no mês de julho de 2014. O tratamento dos dados ocorreu em agosto, no mesmo ano. Dos 241 estudos encontrados, seis preencheram os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Estes foram organizados segundo ano de publicação, periódico, país de origem, descritores, natureza da pesquisa e objetivos; e analisados a luz da obra do educador brasileiro Paulo Freire. Há poucas publicações relacionadas, apesar da ascensão da temática com a homologação, em 2001, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem e outras iniciativas advindas da articulação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Os resultados sinalizam como competências essenciais aos enfermeiros docentes a comunicação, a habilidade pedagógica, a educação continuada, a ética e a humanização. Para se tornarem parceiros na busca pela construção do conhecimento em enfermagem, os docentes devem compreender o tempo e os sentimentos do estudante, constituir vínculos, respeitar e reconhecer a autonomia de cada um. Tais prerrogativas convergem com os pressuostos de Freire sobre a educação.

Palavras-chave


Docentes de Enfermagem; Competência Profissional; Ensino; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet