O JOGAR-BRINCAR COMO POTENCIALIZADOR DA INTELIGÊNCIA, CAPACIDADE ATENCIONAL E CRIATIVIDADE

Marcelo Scardovelli Brotta, Maria Lúcia Marques

Resumo


O presente artigo objetivou analisar e refletir sobre as práticas psicopedagógicas que cerceiam o jogar-brincar e suas implicações na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Esta pesquisa teórica foi pautada principalmente nas obras de Alicia Fernández, psicopedagoga argentina e referência no assunto, também foi consultado artigos de outros autores que complementam ao tema. O jogar-brincar propicia um espaço onde a criança possa habitar, fornecendo as ferramentas e mostrando a ela a sua capacidade de criar, produzir e transformar. Ser autor e se reconhecer como autor. A presença desses espaços são fundamentais em todo o contexto educativo. Seus benefícios são inúmeros e auxilia o desenvolvimento de uma aprendizagem saudável, sem aborrecimentos, censuras e traumas. Favorece o crescimento de uma inteligência sem amarras e aprisionamentos.

Palavras-chave


Psicopedagogia; Brincar; Aprendizagem.

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1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet