ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CAUSAS DE EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Ângelo Vieira Alves Junior, Julio Cesar Freschi

Resumo


Diagnósticos e pesquisas exploratório-bibliográficas foram utilizados para analisar e comentar sobre a temática da evasão e as possíveis causas já existentes de evasão escolar nos cursos de Administração das instituições de ensino superior do estado de São Paulo. A temática da evasão foi observada em seus aspectos e sua investigação sobre a complexidade do assunto buscou averiguar fatores sociais, econômicos, fatores internos e externos que atingem os cursos e as instituições, diretamente e indiretamente. Diante do aumento significativo do número de alunos ingressantes no curso superior de Administração no estado de São Paulo a evasão deve ser tratada com mais atenção. Evasão significa fuga, desistência, abandono e pode ser tratada como evasão do curso, evasão da instituição ou evasão do sistema. Para uma sequência de averiguação, o mapeamento das informações e fatores analisados foram definidos em: i) Gestão Educacional: ponto onde são desenvolvidos e aperfeiçoados os instrumentos e ferramentas inovadoras de gestão, de atendimento, tratamento, novidades e até mesmo a demonstração do mundo do trabalho para o aluno dentro do curso de Administração e dentro da instituição de ensino superior; ii) Marketing Institucional: ferramenta de uso dos mais diversos meios para alavancar o Marketing do curso de Administração e da instituição de ensino superior, assim como a imagem e estrutura organizacional dos cursos como um todo para a melhoria contínua; iii) Fatores Econômicos: o aspecto impacta os cursos de Administração e as instituições de ensino superior. Se a economia está instável, os bolsos dos discentes conseguem também estar instáveis. Após análise, pode-se observar que, o curso exige dos alunos um conhecimento do mercado de trabalho ou mercado abrangente da área, e nem todas as gestões tem preocupação com questões práticas. Portanto, conhecendo a importância da politização educacional e averiguando o sistema de gerenciamento de evasão das instituições e universidades no estado de São Paulo, o curso de Administração sofre influência direta da implantação ou modificação de qualquer pilar, seja ele educacional, social ou econômico. Os discentes enquanto clientes das organizações cobram e aguardam que suas necessidades sejam atendidas, e quando este processo não ocorre, a insatisfação é dada como certa. A democratização tem que se fazer presente em processos como esse. Uma forma de entender essa evasão é pensá-la e tratá-la com prioridade para sua diminuição. A qualidade das instituições de ensino superior e dos cursos de Administração ofertados pelas mesmas, os apoios recebidos, os ciclos familiares, culturais e acadêmicos dos alunos são fortemente marcados pela diferença que condicionam e pensam no resultado final no momento de decisão do discente.

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