A VISÃO DOS ALUNOS ADOLESCENTES MASCULINOS A RESPEITO DA PRESENÇA MASCULINA NO AMBIENTE ESCOLAR.

Victor José Caglioni

Resumo


O presente artigo analisa sucintamente a questão da visão dos alunos adolescentes masculinos para com seus professores também masculinos, abordamos as questões sobre a feminilização do professorado, assim como a temática da questão financeira como sendo a premissa do afastamento dos homens do magistério. Assim como a história da instituição escolar a fim de apontar o porquê da feminilização se tornar algo tão forte na realidade das escolas contemporâneas. Entrevistamos (baseados na metodologia de Gonsalez Rey, que possibilita maior liberdade nas entrevistas) professores, homens e mulheres, e alunos adolescentes da rede publica do Estado de Santa Catarina, numa escola do município de Blumenau. Ao analisarmos suas falas, ficou visível que, ao se referirem aos docentes, a postura que cada um deles assume perante os alunos é indicador pleno para se pensar a forma com que estes vêem seus professores e que existem pequenas diferenças na forma do aluno de vislumbrar a figura do masculino na sala de aula, positiva e negativamente, mas que segue um discurso favorável aos professores homens.

Palavras-chave


Professores. Alunos. Escola. Gênero. Masculino. Imagem

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet