EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Fernanda Mannocci

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo compreender como efetivar o processo de ensino e aprendizagem em uma educação em sexualidade para os/as educandos/as com deficiência intelectual. Ao longo da história, as questões referentes à sexualidade sempre foram carregadas de preconceitos e formas de controle social. Atualmente, a sociedade ainda apresenta dificuldades na compreensão deste tema, reduzindo a sexualidade apenas ao sexo e a educação em sexualidade a conhecimentos biológicos e anatômicos. Desconsidera-se no meio educacional os diversos fatores da sexualidade, como constituição familiar, formas de relacionamentos, afetividade, respeito a si e ao outro, entre outros. Os/as profissionais de educação possuem receio em trabalhar esta temática por desconhecimento ou concepções errôneas, principalmente se tiver um/uma educando/a com deficiência intelectual. Em nossa sociedade, atribuímos às pessoas com deficiência um descrédito social, como se esta não tivesse sexualidade e fosse incapaz de ter uma vida sexual saudável e feliz. Esses mitos estão carregados de formas de dominação e poder que limitam o desenvolvimento do ser humano. A equipe escolar e o/a educador/a precisam repensar seus valores pessoais, desvincular-se de conceitos estigmatizados, aprofundar seus estudos e garantir o direito do/a educando/a com deficiência intelectual a uma educação em sexualidade que lhe permita ser agente de sua própria vida.

Palavras-chave


Deficiência intelectual. Educação em sexualidade. Sexualidade. Ensino e aprendizagem. Estereótipos. identidade.

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