A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CIDADE DE PEMBA-MOÇAMBIQUE

Fidel Terenciano, Bianca Gerente

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar as problemáticas da educação inclusiva no contexto Moçambicano. Este assunto é percebido numa dimensão dual, no sentido em que a educação inclusiva enquanto acção humanística, democrática com intenção de inserção social conforme indicado pela Declaração de Salamanca em 1994, primeiramente era focada nas necessidades e deficiências de um conjunto de alunos, doravante entendeu-se como uma forma de responder e permitir que os alunos tenham mais espaços, ambientes e recursos disponíveis para realização de uma cidadania democrática. Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar a percepção dos professores primários sobre a educação inclusiva, onde incluímos duas variáveis: a dimensão necessidades especiais vs. Atendimento da diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas. Metodologicamente é um estudo mix (quali-quanti) no sentido em que foi realizado um trabalho de campo por meio de questionário e entrevistas. Fez-se a escolha de 3 escolas (Escola Primaria de Cariacó, Escola Primaria da Unidade e Escola Primaria de Murrebué). Os resultados indica que entre outras aclarações, os professores tem uma noção e compreensão da educação inclusiva, que se aproxima à primeira, cujo seu entendimento confunde-se com a problemática das necessidades especiais, que é uma das componentes da educação inclusiva.

Palavras-chave


Educação Inclusiva, Pemba, Professores; Alunos.

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1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet