AS DIFERENTES DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL-PROFESSOR

Tania Rocha Cabral RIBAS, Mario PERITO, Paschoal Laercio ARMONI, Guilherme Saraceni JÚNIOR

Resumo


Recentemente, inúmeros pesquisadores da área da educação tomam como desafi o redescobrir o papel do educador e incorporar novos enfoques a seu desempenho. Vive-se na sociedade do conhecimento e de muitas novas modalidades de busca do conhecimento, e este fato, muitas vezes, vem gerando confl ito nas Instituições de Ensino, pois recentemente não basta contar com professores que constroem conhecimento individualmente e sim com aquele profi ssional-professor capaz de construir um conhecimento contextualizado e sistematizado sem perder o dinamismo e atendendo a interesses convergentes e comuns a todo o corpo docente, realmente envolvido com o processo educativo. O objetivo deste estudo é analisar as novas dimensões da competência na formação do profi ssional-professor. Visualiza-se que o momento é marcado por tempo de globalização, o que faz da sociedade, a sociedade da comunicação na qual a seleção e a gestão da informação são importantes, exigindo profi ssionais que cumpram uma função social e política em um novo contexto de educação, norteada pelas Novas Leis de Diretrizes e Bases. A todas as abordagens por competências sugeridas pelos autores, cabe a emergência de um novo profi ssional-professor com formação para o ofício de docente.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet