APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADA AO ENSINO DE ESTATÍSTICA

José Ferreira Souza, Alex Paubel Junger, José Felipe Ferreira Souza, Luiz Henrique Amaral

Resumo


Quando estudantes de áreas não pertencentes à matemática se deparam com a estatística, fica evidente que existe uma significativa deficiência nos estudos matemáticos. Esse é um dos principais motivos que agregam à estatística a reputação de disciplina complexa, desestimulante e, em alguns casos, chata de ser aprendida. Assim, acredita-se que, se o professor não considera os estilos de aprendizagem de seus estudantes, a tendência é que grande parte destes não encontre conhecimentos prévios necessários em suas estruturas cognitivas para dar sustentação aos conteúdos específicos exigidos para sua formação profissional, impossibilitando que a aprendizagem seja significativa. Em face do exposto, o presente trabalho almeja responder à seguinte questão: Qual a influência do conhecimento de conteúdo de estatística na aprendizagem de análise de Cargos e Salários para alunos de um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos de uma Instituição de Ensino privada da cidade de São Paulo? Com o intuito de responder a esta questão, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: analisar conhecimentos básicos de estatística utilizados em sala de aula no estudo sobre pesquisa salarial e, para tanto, foram estabelecidos objetivos específicos: determinar quais foram os conhecimentos prévios utilizados pelos alunos, considerando a aprendizagem significativa; analisar o conhecimento prévio dos alunos em conceitos básicos de estatística para o desenvolvimento de uma pesquisa salarial. Nesse contexto, a justificativa do trabalho está subsidiada na necessidade de repensar as estratégias de ensino atualmente executadas nas disciplinas de Probabilidade e Estatística e Administração de Cargos e Salários, a qual, dentro do Curso de Recursos Humanos, tem em seus conteúdos unidades de estudos em que se trabalham estatística, aprendizado e execução de projetos, elaboração de gráficos, tabelas demonstrativas, cálculos e projeção financeira. Porém, no que diz respeito ao nível de compreensão dos estudantes, muitos conteúdos não alcançam os objetivos almejados, resultando no questionamento da relação ensino-aprendizagem, assim como do próprio papel do ensino da matemática em área específica. Já no que se refere à metodologia, a presente pesquisa possui uma abordagem de cunho qualitativo, de ordem exploratório-descritiva, pois almeja-se obter definições, descrições, exposições e informações sobre uma circunstância, identificando as relações presentes entre os fatores que a compõem e os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave


Aprendizagem; Ensino; Estatística.

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