INFLUÊNCIA DA SATISFAÇÃO ACADÊMICA NA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E PROFISSIONALISMO DO ENFERMEIRO

Francine da Costa Alves, Ana Claudia G. Puggina Rosa

Resumo


A satisfação com a experiência acadêmica ocorre quando se atinge um resultado esperado, relacionado à expectativa do indivíduo quanto a sua formação. A satisfação acadêmica dos enfermeiros pode estar relacionada com o modelo de sua formação, na qual a necessidade pertinente ao curso relaciona-se diretamente com o que é esperado no contexto da prática profissional e mercado de trabalho. Enfermeiros satisfeitos com as vivencias acadêmicas têm uma probabilidade maior de satisfação e de se considerarem bem-sucedidos. A comunicação interpessoal pode ser influenciada pelo ambiente, experiências, e situações, deste modo verifica-se que a satisfação acadêmica influência de algum modo a comunicação. Conhecer a influência da satisfação acadêmica na competência em comunicação interpessoal e autoavaliação sobre profissionalismo do indivíduo poderá resgatar a importância da formação acadêmica para um bom desempenho profissional. É impossível que o aluno aprenda na graduação tudo o que é necessário para a sua prática, entretanto é necessário que ele tenha conceitos e um aprendizado que realmente fundamente a prática profissional do enfermeiro e o torne capaz de se reinventar e de se aprimorar Objetivo: Avaliar se a satisfação acadêmica, características sociodemograficas e profissionais interferem na competência em comunicação interpessoal e na auto-avaliação sobre profissionalismo e comunicação interpessoal. Método: Estudo correlacional, transversal e quantitativo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Guarulhos UNG sob número de parecer 1.562.760, em ambiente virtual com enfermeiros de 3 hospitais públicos e enfermeiros que participam de grupos sobre enfermagem da rede social Facebook, e com perfis pessoais vinculados aos pesquisadores. Os enfermeiros estão sendo abordados pela rede social Facebook por meio do encaminhamento do convite individual, e postagem do link de acesso ao questionário na linha do tempo dos grupos relacionados a enfermagem. Ao clicar no link de acesso, na primeira tela há o TCLE, o consentimento do participante do estudo é obtido por meio de aceite eletrônico, ou seja, o participante tem que clicar em uma das opções aceito participar da pesquisa ou não aceito participar da pesquisa para prosseguir. As características metodológicas e éticas importantes estão sendo mantidos; a sequência de apresentação dos instrumentos, e o questionário autoaplicado com o mínimo de influência sobre o participante. Será realizado análise descritiva (média, desvio-padrão e mediana) e análise comparativa através de testes estatísticos. A probabilidade de erro adotada nos testes será de p<0,05. Resultados esperados: Espera-se uma correlação positiva da satisfação acadêmica com a comunicação interpessoal.

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