CARÁTER DIALÉTICO DA ESCOLA: MECANISMO DE MANUTENÇÃO DA ORDEM VIGENTE OU ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE?

Francisco Fernandes Ladeira, Jaqueline Otone Moreira, Vilma Monteiro Althoff

Resumo


No decorrer da história, as instituições de ensino geralmente foram utilizadas para reproduzir a ideologia da classe dominante de uma sociedade. Conforme amplamente denunciado pela literatura especializada, através dos chamados currículos ocultos, a escola transmite subliminarmente normas e princípios que garantem a manutenção da ordem social vigente. Por outro lado, a educação, enquanto ato político, também pode proporcionar aos alunos as ferramentas conceituais necessárias para desvelar a realidade, contribuindo assim para a transformação da sociedade e para a promoção da emancipação humana. Desse modo, no presente trabalho buscamos refletir sobre o caráter dialético da educação, a partir das leituras de influentes autores que analisaram as instituições escolares como Pierre Bourdieu, Emile Durkheim, Louis Althusser, Paulo Freire, Henry Giroux, Demerval Saviani e François Dubet.

Palavras-chave


educação; sociedade; ideologia; escola; professor

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