DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA E FAMÍLIA

Luzia Vitor Dias Carvalho, Simone Ferreira da Silva Domingues

Resumo


: A moral é responsável por instituir as leis, normas e condutas de uma sociedade. É um processo de desenvolvimento do indivíduo, que tem como objetivo formar cidadãos autônomos e conscientes de suas ações. As falhas nesse desenvolvimento são apontadas no âmbito escolar como causadores de indisciplina e as famílias atribuem as mudanças dos modelos tradicionais de educação às dificuldades de instituir limites. O objetivo deste trabalho foi buscar pesquisas na área da Psicologia que discutissem sobre o desenvolvimento moral no âmbito da escola e família, mais especificamente entre os anos de 2010 a 2015. Para atingirmos tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos como fontes primárias. Em seguida, buscamos os artigos na Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os descritores: desenvolvimento moral; psicologia moral; moralidade; família e escola. Ampliamos a busca a partir do Currículo Lattes de todos dos pesquisadores do GT46 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Identificamos dez trabalhos, e os mesmos foram analisados a partir de dois eixos: (a) temas e (b) métodos. Os temas apresentados nas pesquisas abordaram a escola e famílias e se estende à comunidade. De forma que os pesquisadores consideraram a comunidade, pois acreditam que a escola deve servir a comunidade do entorno. Algumas pesquisas apontaram que, as famílias não são solicitadas a participarem do cotidiano da escola, o que promove o afastamento escolar. Outro fator de afastamento é a localização em que as famílias residem em relação à escola. Assim, pesquisas assinalam que a família é uma instituição eficiente que pode auxiliar a escola neste processo, porém a escola por diversas vezes orienta-se no modelo de educação das famílias para responsabilizá-las pela indisciplina de seus alunos. Esta atribuição de culpa e responsabilidade por muitas ocasiões têm norteado as relações entre escola-família tornando as relações difíceis e tensas. Quanto aos métodos, as pesquisas utilizaram-se principalmente de entrevistas e questionários com agentes escolares. As pesquisam apontam que os agentes escolares acreditam que a escola deva assumir educação moral, já que possuem leis e normas específicas que regulamentam suas ações e orientam como deve ser esta educação no âmbito escolar. Os textos indicam que a escola deve se comprometer não apenas em transmitir conhecimento, mas a sua inquietação deve ser norteada em formar valores de educação. Diante do estudo apresentado, identificamos que faltam pesquisas sobre o tema, e que as discussões são relevantes, porém mais trabalhos poderiam contribuir com essa questão. Ressalta-se, portanto, a necessidade de buscar métodos de intervenções que possibilitem o processo de desenvolvimento moral no âmbito da escola e família.

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