AVALIANDO O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

Erinaldo Ferreira Carmo, Carlos Alberto Vasconcelos

Resumo


Este artigo apresenta, de forma descritiva e analítica, os resultados de um relato de experiência e de uma pesquisa sobre o olhar de diferentes agentes pedagógicos acerca da política de bolsas de iniciação à docência instituída pela Capes. Aqui são observadas questões inerentes à formação profissional para a docência, à realidade das licenciaturas e às ações transformadoras dos estudantes e professores participantes do Pibid. Os resultados indicam que a inserção dos estudantes universitários na vivência escolar produz efeitos positivos sobre a identificação do discente com o seu curso, a valorização da profissão docente e o apontamento de ações viáveis à educação básica nas escolas públicas contempladas pela referida política de formação e aperfeiçoamento de pessoal docente.

Palavras-chave


Pibid; Políticas públicas em educação; Formação docente; Residência pedagógica

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3295

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet