TECITURA: AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Angélica Markic

Resumo


Este artigo busca apresentar uma reflexão da relação estabelecida entre a afetividade, o processo de ensino e aprendizagem e sua relação que está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno na educação infantil. Objetiva identificar possíveis fatores afetivos que estão relacionados à aprendizagem escolar, bem como a relação professor/aluno frente às dificuldades de aprendizagem, a escola como agente socializador e o papel da família. Busca também pontuar a relação da afetividade com o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos emocionais, motores, culturais e sociais e a responsabilidade dos educadores em contribuir nessa formação. A metodologia baseou-se inicialmente, no levantamento bibliográfico pertinente à área, fundamentado na teoria de
Henri Wallon e no trabalho de formação continuada realizado como coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação Infantil de São Paulo -SP, que atendem crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos. Assim, analisar a relação entre pais e filhos - professores e alunos na construção do conhecimento. Os resultados demonstraram que os afetos são parte intrínseca de qualquer interação humana dentro ou fora da sala de aula e não é apenas o aluno quem tende a ser beneficiado com uma abordagem mais afetiva. A humanização da relação também pode levar o professor a ampliar seus conhecimentos sobre afetividade, conhecer os estados emocionais e suas manifestações no contexto das relações, repensar sua prática pedagógica e desenvolver um trabalho que respeite as especificidades da infância.

Palavras-chave


Afetividade. Aprendizagem. Educação Infantil.

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