EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO MUNDO HODIERNO

Nivaldo Nogueira de Ávila, Michel Canuto de Sena, Fernando Moreira Freitas da Silva, Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Alcione Maria dos Santos

Resumo


O presente estudo aponta e discute aspectos da metodologia de ensino docente na atualidade. Dentre os principais tópicos, podemos citar a formação de professores com embasamento na teoria do capital humano, o que acaba por interferir diretamente na organização do sistema educacional. Nosso atual sistema educacional evidencia o desenvolvimento da formação docente através de novas tecnologias e entende que a identidade profissional também incorpora o espaço conquistado para desenvolver seu trabalho de forma institucionalizada. Assim, a utilização da educação como ferramenta das classes dominantes, investiga pressupostos que embasam a formação e prática do professor, apontando as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática. Para isso, foi realizada revisão narrativa e compreensiva.

Palavras-chave


Educação; teoria do capital humano; prática docente; professor

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3309

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet