AS FESTIVIDADES NO GRUPO ESCOLAR PADRE MÁRIO FORESTAN NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS, 1958 A 1974
Resumo
Este artigo foi elaborado seguindo os pressupostos teóricos da Nova História Cultural e metodológicos da História Oral, teve como proposta refletir sobre os aspectos didáticos-pedagógicos nas festividades escolares ocorridas no Grupo Escolar Padre Mário Forestan, no período de 1958 a 1974, em datas comemorativas, em festividades de caráter cívico ou religioso, em passeios pedagógicos e em desfiles escolares. Essas festividades suscitam a imaginação, a criatividade dos alunos e permitem que eles tenham acesso aos bens sociais e culturais brasileiros, porém, as mesmas cumprem os ideais republicanos em formar o novo cidadão e o trabalhador. À vista disso, o presente artigo visa analisar as festividades escolares como ferramenta educacional, como elemento norteador para as práticas das professoras alfabetizadoras.
Palavras-chave
Festividade. Grupo escolar. Práticas alfabetizadoras.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3515
1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet