METODOLOGIAS ATIVAS ESTUDO DE CASO: RETENÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Jadir Perpetuo dos Santos, Alex Paubel Junger, Luiz Henrique Amaral, Alexandre Acácio de Andrade

Resumo


Essa pesquisa tem como objetivo identificar fatores estimulantes de conhecimento na perspectiva do aluno e retenção de alunos nas Faculdades de Tecnologias, aplicar esses fatores em metodologias ativas e fazer um comparativo de aprendizado entre a metodologia tradicional, para isso o trabalho apresenta um framework descrevendo que a metodologia aplicada, iniciou-se com a leitura de referenciais teóricos em fontes primárias sobre metodologias ativas, criando-se um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de diversos cursos de tecnologia, com esses resultados desenvolveu-se através da abordagem dedutiva uma aula (estudo de caso) com metodologias ativas, os resultados foram: a metodologia ativa não possui resultado inferior ao presencial, evidencia-se que 69,2% dos alunos preferem metodologia ativa a tradicional, considerando-as: dinâmicas motivadoras é de fácil entendimento entre teoria e prática. Entre os fatores estimulantes tem-se: Aulas dinâmicas mesclando metodologias ativas e aulas tradicionais; Aulas objetivas, dando oportunidade de expressão dos alunos; Redução de atividades extras, para ajudar o aluno a se organizar, quando possível. A qualidade dos professores está entre os fatores de retenção.

Palavras-chave


Metodologias ativas. Retenção. Estudo de caso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3633

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet