BOAS PRÁTICAS PARA ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA

Marcio Magera Conceição, Ricardo Shitsuka, Alaíde Japecanga Pereira, Maria Fani Scheibel

Resumo


Resumo
A Educação a Distância tem avançado no Brasil e acredita-se que dentro de alguns anos é possível que haja mais matrículas no ensino superior a distância que no presencial. Muitos estudantes, no entanto, não se adaptam a esta modalidade que exige autonomia pedagógica e dedicação aos estudos e há separação física entre quem ensina e quem aprende e entre os estudantes sendo que a tentativa de minimizar os efeitos dessa separação vem por meio dos recursos eletrônicos. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo de pesquisa-ação no qual os alunos inicialmente têm dificuldade mas passam a adotar boas práticas. Boas práticas estão relacionadas às técnicas identificadas como as melhores para realizar determinada tarefa ou trabalho. Os resultados, neste estudo, apontam para melhoria nos resultados e o sucesso os alunos no curso a Distância.

Palavras-chave: Ensino a distância; Metodologia; Aprendizagem; Estudante.

Summary
Distance Education has advanced in Brazil and it is believed that within a few years it is possible that there are more enrollments in distance learning than in the classroom. Many students, however, do not adapt to this modality that demands pedagogical autonomy and dedication to the studies and there is physical separation between who teaches and who learns and among the students being that the attempt to minimize the effects of this separation comes through electronic resources . The purpose of this article is to present an action research study in which students initially have difficulty but begin to adopt good practices. Good practices are related to the techniques identified as best to perform a certain task or job. The results, in this study, point to improvement in the results and success of the students in the distance course.

Keywords: Distance learning; Methodology; Learning; Student.

Resumen
La Educación a Distancia ha avanzado en Brasil y se cree que dentro de algunos años es posible que haya más matrículas en la enseñanza superior a distancia que en el presencial. Muchos estudiantes, sin embargo, no se adaptan a esta modalidad que exige autonomía pedagógica y dedicación a los estudios y hay separación física entre quien enseña y quien aprende y entre los estudiantes siendo que el intento de minimizar los efectos de esa separación viene por medio de los recursos electrónicos . El objetivo del presente artículo es presentar un estudio de investigación-acción en el cual los alumnos inicialmente tienen dificultad pero pasan a adoptar buenas prácticas. Buenas prácticas están relacionadas con las técnicas identificadas como las mejores para realizar determinada tarea o trabajo. Los resultados, en este estudio, apuntan para mejorar en los resultados y el éxito los alumnos en el curso a Distancia.

Palabras clave: Enseñanza a distancia; metodología; Aprendizaje; Estudiante.

Palavras-chave


Ensino a distância; Metodologia; Aprendizagem; Estudante.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3677

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet