OBMEP NA ESCOLA: as lições e experiências de uma formação em Matemática

Dermeval Santos Cerqueira

Resumo


Durante os últimos três anos atuei como formador de professores da rede pública estadual de São Paulo que se inscreveram para atuarem como preparadores de alunos que iriam participar das olimpíadas brasileira de Matemática das escolas públicas OBMEP. O projeto tinha como um dos objetivos contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula.
Atuar como formador desses professores foi muito inspirador e reverbera um cenário alentador para a melhoria do Ensino/Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais e/ou Médio. Embora o projeto OBMEP NA ESCOLA era para alunos que realizariam as provas da OBMEP, os professores perceberam que a formação estava impactando de maneira favorável a aprendizagem de seus alunos regulares do Ensino Fundamental e/ou Médio. Os relatos dos professores e a postura de como eles se envolviam nas atividades durante a realização dos encontros de formação demonstravam que era sim, possível acreditar em formas mais dinâmicas e desafiadoras de lecionar Matemática na sala de aula. Afirmavam que, quando iniciaram a formação no projeto, as incertezas de alcançarem os resultados por meio de avaliações oficiais externas, os desconfortos em ter que inovar em suas metodologias de ensino, exigindo de cada um dos partícipes analises e reflexões sobre suas práticas educativas e, ainda, a necessidade de se apropriarem das novas tendências em ensino da Matemática veiculadas pela Educação Matemática, era desafiador e assustador. Sentimentos que se transformaram em autoconfiança e aceitação de metamorfosear.

Palavras-chave


Metodologias de ensino. Formação de Professores. Motivar alunos

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3732

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