QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UMA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Edvonete Souza de Alencar, Aldrin Cleyde da Cunha

Resumo


Este artigo apresenta um excerto das atividades formativas desenvolvidas no projeto Criação de histórias de Literatura infantil para o ensino de Matemática, especificamente apresentamos um momento formativo sobre a Contação de histórias para a reflexão do conhecimento matemático, assim como para a proposição de diferentes estratégias para o seu ensino. Nosso objetivo foi promover momentos de reflexão e formação aos docentes participantes do projeto. Participam da formação 10 professoras de escolas públicas, 5 da Educação Infantil e 5 do Ensino Fundamental. Para a análise do momento formativos utilizamos o referencial teórico Mathematics Teachers Specialized Knowledge MTSK. De modo geral identificamos o uso de contação de histórias para os momentos formativos como uma estrategia que promove conhecimento docentes e do conteúdo matemático

Palavras-chave:

Palavras-chave


Literatura infantil; Educação Matemática e Formação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3760

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet