O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (RE) CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Carloney Alves de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência de cunho exploratório sobre o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na formação de professores que ensinam Matemática no âmbito das atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologia do Ensino da Matemática 1, turnos Vespertino e Noturno, no Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo deste estudo foi refletir sobre a importância do LEM na formação de professores que ensinam Matemática como (re) construção de sentidos e práticas educativas, a partir da elaboração de atividades e oficinas temáticas desenvolvidas no mesmo. Em função das características do relato apresentado, bem como dos objetivos a serem alcançados, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas com os 36 alunos matriculados na disciplina, registros fotográficos e diário de campo. Constatamos que o uso do LEM pode proporcionar práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática como espaço para promoção do desenvolvimento da criatividade e do saber matemático.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3761

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet