Formação de Professores para o ensino de Matemática

Edvonete Souza de Alencar

Resumo


Este dossiê identificou que apesar do crescimento do número de investigações que veem sendo desenvolvidas sobre a formação de professores para o ensino de Matemática, ainda é uma área que demanda esforços investigativos. O interesse dos pesquisadores de diferentes instituições surgiu como consequência das transformações sociais e da necessidade de compreender as dificuldades formativas e de promover reflexões uso de sobre metodologias diferenciadas nas formações de professores. Este dossiê temático tem como objetivo divulgar pesquisas que veem sendo realizadas em diferentes instituições sobre a formação de professores que ensinam Matemática.
Assim esse dossiê é composto por 9 artigos, sete brasileiros , oriundos das universidades :Faculdades Metropolitanas Unidas,Universidade Federal de Alagoas,Universidade Federal de Juiz de Fora,Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,Universidade Federal de Minas Gerais,Universidade Federal da Grande Dourados,Universidade Estadual de Campinas, Universidade Anhembi Morumbi. Ainda há na proposta dois estrangeiros, oriundos das seguintes universidades: Cabe salientar que todos os artigos possuem pelo menos um autor ou co-autor doutor. Assim suas instituições são: Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Pontificia Universidad Católica del Perú, Universidad Católica del Maule e Universidad de Los Lagos.
Organizamos este dossiê em duas seções: pesquisas desenvolvidas na formação inicial de professores e pesquisas desenvolvidas na formação continuada com professores já atuantes.
Assim esse dossiê pretende promover reflexões sobre os diferentes aspectos para a formação de professores. Desejo uma boa leitura à todos.



1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet