ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO

Graciela Alves, Sidelmar Alves da Silva Kunz, Silvia da Silva Correa

Resumo


Esta pesquisa avaliou se a ética aliada aos direitos humanos pode colaborar para a redução de práticas violadoras de direitos na socioeducação, sobretudo em relação às atividades realizadas pelos profissionais com foco no público atendido. Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que as informações foram construídas por intermédio de questionário semiestruturado aplicado em vinte profissionais de quatro Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) e duas ONGs no Estado de São Paulo, que oferecem Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa. Os resultados apontam que a ética é fator imprescindível para a promoção de direitos, especialmente na transformação e combate das violações e superação da violência. Em face disso, a associação entre ética e direitos humanos se constitui como um expressivo desafio para os profissionais da socioeducação.

Palavras-chave


Ética, Direitos Humanos, Socioeducação

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet