AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Resumo
Compreender as diferentes linguagens utilizadas pelos meios de comunicação de massa é uma questão importante para a Geografia Escolar. Categorias-chave do pensamento geográfico entre elas, território, paisagem e espaço estão constantemente presentes em noticiários, filmes, documentários, seriados e programas de entretenimento de maneira geral. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre discurso midiático e processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica. Propomos a incorporação do material midiático em sala de aula não como mero recurso didático complementar, de caráter ilustrativo, mas como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo.
Palavras-chave
ensino de Geografia, mídia, discurso, decodificação
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3900
1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet