UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE RECIFE/PE

Mario Marcos Lopes, Luiza Maria Rodrigues Costa

Resumo


O presente estudo investiga o processo de formação continuada na Rede Municipal de Recife. Teve como objetivo geral, verificar os impactos da formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Recife. Para alcançar os objetivos propostos essa investigação adotou uma perspectiva qualitativa. A metodologia consistiu no acompanhamento de formações continuadas ofertadas, aos professores de 4ºs e 5ºs anos, pela Rede Municipal de Ensino de Recife ao longo de 5 meses de formação. A primeira parte da pesquisa consistiu na análise documental do Plano de Ação/2018 em que havia a programação anual das formações. Em seguida foram analisadas as respostas dadas pelos docentes em um formulário avaliativo e os relatórios feitos pelas formadoras responsáveis por esse grupo de professores. Os resultados evidenciaram que o modelo de organização das formações possibilitaram um aprofundamento de temáticas trabalhadas por semestres, apesar de haver algumas limitações. Nas avaliações, os docentes apontaram que nem sempre as formações auxiliava-os em sua prática, já que os temas propostos no primeiro semestre só seriam trabalhados pelos docentes no segundo semestre, segundo a matriz curricular da referida rede. Os momentos formativos, de uma forma geral, foram bem avaliados pelos/as professores, que percebiam, em grande parte, a articulação entre teoria e prática, bem como reconheciam o espaço, durante a formação, para o compartilhar de experiências docentes. Conclui-se, então, que o momento de formação continuada é importante para o fortalecimento da identidade docente, promovendo uma ressignificação da ação pedagógica e o aumento do protagonismo dos professores.

Palavras-chave


Formação docente. Formação continuada. Identidade docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3910

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet