DISTRIBUIÇÃO DAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS À LUZ DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB)

Leandro Barbosa Oliveira

Resumo


Este artigo aborda a distribuição das oportunidades educacionais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) sob a ótica do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), indicador criado no ano de 2015. O estudo objetivou-se compreender, através da análise das variáveis relacionadas a fatores de insumos e resultados que compõem o IOEB, as principais tendências em termos de oportunidades educacionais existentes nos municípios que constituem a RMC. Os resultados obtidos permitiram apontar os seguintes aspectos: a) as oportunidades não estão diretamente relacionadas aos fatores socioeconômicos; b) os municípios de Hortolândia (SP) e Paulínia (SP) estão em um mesmo patamar de oportunidades educacionais, apesar do primeiro possuir características socioeconômicas distintas do segundo; c) os resultados estão intrínsecos à práticas de gestão que prezam pelo bom desempenho no processo socioeducativo.

Palavras-chave


IOEB;Políticas Públicas; Oportunidades Educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3929

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet