PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DEMANDADAS DOS PROFISSIONAIS NA ECONOMIA DIGITAL

Sergio Pamboukian, Roberto Kanaane

Resumo


O artigo visa discutir as práticas docentes adotadas em cursos superiores tecnológicos objetivando responder às mudanças impostas pelos processos de transição da sociedade contemporânea para uma economia digital. Foi realizada uma pesquisa quantiquali utilizando o método explicativo conjugado com a abordagem de estudo de caso. Foram adotadas as técnicas de pesquisa bibliográfica junto à literatura científica contemplando o estado da arte da temática da investigação, assim como a pesquisa de campo por meio de aplicação de questionário eletrônico para coleta de dados por meio dos docentes. O objeto de estudo constituiu-se nos Cursos Superiores Tecnológicos oferecidos por uma Instituição Estadual de Ensino Superior Tecnológico em São Paulo, à qual estão vinculados os pesquisadores. Os resultados apontam a necessidade de diversificar acervo de práticas docentes e de realinhar a formação docente visando atender às demandas de uma geração de nascidos digitais que atuará em uma economia digital.

Palavras-chave


Economia Digital; Práticas Docentes; Competências; Cursos Superiores Tecnológicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3974

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet