PROGRAMA DE RESILIÊNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DE BULLYING E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA

Tania Higa Sakuma, Maria Sylvia de Souza Vitalle

Resumo


Vários estudos comprovam que intervenções educativas ou programas de resiliência para adolescentes previnem sintomas de depressão e ansiedade, reduzem problemas de condutas, melhoram a aprendizagem e promovem um comportamento para uma vida mais saudável. Existem vários programas de resiliência, de desenvolvimento socioemocional e para prevenção do bullying e da violência entre adolescentes em outros países, mas no Brasil ainda temos muita carência destes tipos de programas. Este artigo apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida para elaborar uma proposta de intervenção educativa para fomentar a resiliência em adolescentes de 11 a 18 anos de diferentes contextos e repertórios culturais. Como resultado, foi possível elaborar um programa de resiliência por meio do coaching e de intervenções educativas, aumentando o repertório de práticas para o desenvolvimento de crenças e comportamentos positivos dos adolescentes. Dentro da visão da bioecologia do desenvolvimento humano, estas intervenções incluíram a participação dos adolescentes, das famílias e dos educadores com significativos resultados na construção da resiliência e de comportamentos que previnem a violência e o bullying, como também, promovem a saúde mental e o bem-estar.

Palavras-chave


Resiliência Psicológica; Comportamento do Adolescente; Bullying; Competências Socioemocionais; Saúde do Adolescente

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4007

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet