O CINEMA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DE PROBLEMAS RELACIONADOS À ADOLESCÊNCIA: BULLYING EM QUESTÃO

Carlos Alberto Landi, Denise Chrysostomo Suzuki, Maria Sylvia de Souza Vitalle

Resumo


Ao trabalharmos com adolescentes no âmbito da saúde, as queixas, aparentemente banais, podem ser reflexos de graves situações às quais os jovens são submetidos diariamente (violência doméstica, abuso, situações de violência na escola, envolvimento com drogas, automutilação), sendo, na realidade, um grito de socorro, um sinal de alerta aos profissionais que estão trabalhando com ele. É fundamental que os estudantes da área da saúde sejam capacitados à escutar, além das palavras, é necessário mostrar a eles como é importante procurar entender o adolescente em toda a sua complexidade percebendo as influências do meio em que ele está inserido no processo da saúde-doença. As artes cinematográficas podem auxiliar nesta capacitação, abordando estas situações de conflito vividas por tantos jovens como, por exemplo, situações de violência na escola (Bullying).Neste artigo, será apresentada uma análise sobre o filme Bullying provocações sem limite (2009), à luz da didática e sensibilização de alunos e futuros profissionais da área da saúde em relação ao contexto onde ocorre a violência entre os jovens, as características dos personagens envolvidos, a família e os meios de fuga encontrados para lidar com o fenômeno. A exibição deste filme e a discussão têm-se mostrado útil como instrumento pedagógico para alcançar objetivos humanísticos dos currículos dos cursos de Medicina.

Palavras-chave


Bullying, Filmes Cinematográficos, Educação Superior, Adolescente, Violência

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4009

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet