MUSICOTERAPIA NA ESCOLA ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO BULLYING: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Denise Chrysostomo Suzuki, Maria Sylvia de Souza Vitalle

Resumo


Introdução: A música pode ser um meio de enfrentamento dos diversos problemas na juventude. Objetivo: Identificar estudos que utilizem a musicoterapia como forma de enfrentamento do Bullying nas escolas. Método: Revisão integrativa que utilizou o acrônimo PCC, sendo, População: adolescentes; Conceito: música e musicoterapia e; Contexto: Escola. Na base de dados PubMed e Revista Music Therapy Perspectives. Resultados: Foram identificados 73 artigos, sendo eliminados 59 por título e 57 por resumo. Um total de 2 estudos foram incluídos. Dentre os dados extraídos constam: idade da população, tipo de intervenção musical e resultados do uso da música. Conclusão: A musicoterapia em contexto escolar atua com foco em alunos com problemas comportamentais, incluindo perpetradores do Bullying, favorencendo a empatia, auto-conhecimento, auto-estima, auxiliando nas dificuldades de expressão de pensamentos e sentimentos, na auto-regulação emocional, contribuindo com a redução da agressividade. Diversos recursos e técnicas musicais foram identificados nos estudos incluídos.

Palavras-chave


Adolescente; Musicoterapia; Música; Violência; Bullying; Escola

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4010

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet