EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING

Débora Rosangela Philomeno Caputi, Verônica Freires da Silva

Resumo


Muitas crianças e adolescentes desde muito cedo são expostos a conflitos e violências que são manifestadas na sociedade. Quando revelada no interior da escola, por vezes, parecem ações naturalizadas no ambiente escolar. Negar que haja bullying é uma ação automática e inconsciente, que revela falta de atenção ao contexto da realidade local. Nesse cenário, então, nega-se a garantia que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo. A crescente recorrência do bullying nas escolas nos mostra a necessidade de mudança dos hábitos nas relações entre crianças, jovens e adultos, em toda a comunidade escolar. Partimos para evidenciar que a educação é para todos, como direito humano, fundamental e essencial, e a escola, um estabelecimento que para além de ensinar conteúdos, dialoga sobre as relações sociais e culturais, destinado a reflexão para libertação e transformação das realidades. Assim, temos por finalidade contribuir com o diálogo sobre o compromisso com a educação integral como possibilidade de embate ao bullying, que se concretiza ao assumir as discussões sobre valores humanos, alçar relações saudáveis, dignas e respeitosas, na promoção intencional da paz e tolerância para eliminar a violência escolar e o desrespeito às diferenças.

Palavras-chave


Educação Integral. Bullying. Transformação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4017

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet