A CRIANÇA, O JOGO E O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Danilo Augusto Reinol, Mario Marcos Lopes, Emerson Benedito Ferreira

Resumo


O presente trabalho aborda a importância do lúdico no ambiente escolar, com o objetivo de evidenciar o papel do jogo como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo-o como um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social. As atividades lúdicas são ferramentas valorosas na rotina do educador, pois auxiliam na elaboração de conceitos, na tomada de decisões, reforçam conteúdos, promovem a sociabilidade entre os alunos, desperta a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, a fantasia, a cooperação, a oralidade, a autoestima, a autonomia e o respeito de maneira aprazível e atraente aos educandos, estabelecendo entre elas uma relação de aprendizagem mútua

Palavras-chave


Desenvolvimento Infantil. Brincadeiras. Interação Social.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4321

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