A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Welbert Vinícius de Souza Sansão, Anabela Cruz-Santos

Resumo


Este artigo objetiva realizar um levantamento de pesquisas sobre Educação de Surdos atendendo-se à visualidade como elemento de mediação no processo de aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de indexação de artigos, no qual selecionamos as plataformas da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e o Portal de Periódicos da CAPES. Como procedimentos metodológicos, subdividimos em cinco etapas: (1) definição da estratégia de busca, na qual optamos pelos termos visualidade, "aprendizagem" e "surdos" em três campos de busca (título, resumo, palavras-chaves); (2) busca por artigos científicos nas duas bases de pesquisa; (3) seleção dos estudos com aplicação de critérios de seleção e exclusão; (4) análise da coleta e extração de dados e (5) considerações quanto às oportunidades de pesquisa. Foram encontradas, inicialmente, noventa e cinco artigos que tratavam sobre visualidade, em seguida foi realizada uma nova análise considerando, neste momento, apenas as que referenciavam em suas pesquisas os processos de aprendizagem de estudantes Surdos, assim, foram detectados cinco artigos. Com a análise dos resultados, verificamos que os artigos selecionados apontavam a visualidade como elemento mediador da aprendizagem de Surdos, visto que os Surdos apreendem o mundo e interagem com ele a partir das experiências visuais. Assim, concluímos que se faz necessário explorar o uso e a aplicabilidade dos recursos visuais na Educação de Surdos, a fim de explorar as potencialidades instrumentais desses sujeitos para o desenvolvimento do pensamento.

Palavras-chave


Educação de Surdos; Visualidade; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4328

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet