OS DESAFIOS DA PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS

Flávia Pedrosa de Camargo, Carla da Conceição de Lima

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar os desafios da prática da gestão escolar em escolas municipais brasileiras. Para tal, foram utilizados os dados de diretor e alunos da Prova Brasil de 2017 que possibilitou traçar um perfil dos diretores e identificar seus desafios por segmento (anos iniciais do Ensino Fundamental; anos finais do Ensino Fundamental; e Ensino Fundamental completo). Nos três segmentos há predominância de diretores que estão no primeiro mandato e que ascenderam ao cargo por indicação. Os desafios identificados em todos os segmentos foram: a falta de recursos pedagógicos presentes nas escolas com grande nível de desigualdade de aprendizado e baixo nível socioeconômico e a indisciplina, que possui correlação moderada positiva com a indicação como forma de provimento ao cargo de diretor da escola. Ambos os desafios se mostram menos acentuados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave


desafios da prática da gestão escolar; rede municipal; recursos pedagógicos; Indisciplina.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4380

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet